O pilates é um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade.
Quem pratica pilates com frequência percebe diversas melhorias, como a melhora da postura, mobilidade e flexibilidade da espinha. Também há uma melhor distribuição do tônus muscular, fortalecimento o abdômen, e dando estabilidade para a pélvis e ombros.O pilates conquista a saúde das articulações e pode ser um complemento do treino para atletas.
Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado.

Benefícios do pilates

Melhora da postura –  A consciência corporal obtida com o pilates e o foco nos músculos do centro do corpo fazem com que as curvas naturais da coluna sejam respeitadas, melhorando a postura, com isso, o exercício pode reduzir também dores nas costas.
Maior mobilidade articular – Como os exercícios trabalham os corpo de forma global, as articulações também são estimuladas, tornando o corpo mais móvel, facilitando os movimentos do dia a dia.
Alívio de tensões – Como o exercício também foca na respiração e na concentração na hora de executar um movimento, o pilates pode ajudar na redução do estresse. Esse benefício também é incrementado pelo ambiente em que o exercício é realizado: normalmente salas tranquilas e com som ambiente agradável e calmo.
Aumento do tônus muscular – Os exercícios do pilates trabalham com a flexibilidade dos músculos, além de sua contração e força, com isso, possibilita a troca de massa gorda por muscular, resultando em um melhor contorno corporal, com redução de medidas.

Pilates emagrece?

O exercício do pilates não causa queima de calorias sufuciente para emagrecer na balança, mas como ele tonifica os músculos e ajuda na troca de gordura por massa magra, ele melhora o contorno corporal e reduz medidas. Portanto, para emagrecimento, o ideal é aliá-lo a atividades aeróbicas, como corrida, natação ou algum outro esporte.

Quem é o profissional habilitado para dar aulas de pilates?

No Brasil, fisioterapeutas, educadores físicos e bailarinos podem se especializar em pilates e reproduzir o método em seus estúdios.
Normalmente, se a pessoa busca o pilates para a reabilitação de algum problema ortopédico, o ideal é que o faça com um fisioterapeuta.


O pilates é um ótimo exercício para qualquer pessoa, pois ele mantém o corpo saudável e tonificado, para as grávidas e idosos, ajuda na mobilidade e equilíbrio, protegendo de lesões e tornando o dia a dia mais produtivo. O pilates é mais do que uma série de exercícios, é uma filosofia de vida para aqueles que desejam inibir os resultados que o tempo proporciona ao corpo.